Projeto Mercado Delta X
A disciplina de Matemática está ligada ao nosso dia-a-dia, e para desenvolvê-la, a criança e o adolescente precisa adquirir habilidades, conhecimentos e informações necessários para agir como cidadãos integrantes de uma sociedade capitalista.
O projeto "Mercado Delta X",realizado no programa Peti/Criança Feliz, tem como finalidade promover a socialização, valorização do raciocínio lógico.
Este projeto permite que a criança/adolescente tenha contato diretamente com a matemática através da vivência de situações de compras em supermercado, a partir de embalagens vazias (doados pelos professores, crianças e adolescentes participante do programa Peti/Criança Feliz), oportunizando assim, a construção do conhecimento e criando hábitos de consumos conscientes.
Além disso, as embalagens trazem textos cuja o objetivo é informar o consumidor. Compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadânia, contribuindo no processo de leitura e da escrita.
Tivemos um espaço reservado para a exposição do mercado "Delta X" improvisado primeiramente em sala de aula (com todas as turmas individualmente) onde exploramos os cálculos de vendas e compras dos produtos, e no auditório do CAIC com a participação efetiva de todas as turmas do reforço escolar do programa PETI/Criança Feliz, onde as crianças/adolescente tiveram a oportunidade de vivenciar, através do lúdico, diferentes situações-problema, colocando-se no lugar do outro a partir dos diferentes papéis: o caixa do supermercado, o cliente, funcionários, Banco, etc.
Evidênciamos também nesse projeto a educação para o consumo, pois nem tudo o que é vendido podemos ou precisamos comprar.
Vemos, assim, que trabalhar com o sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa e diferenciada, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão.
Evidênciamos também nesse projeto a educação para o consumo, pois nem tudo o que é vendido podemos ou precisamos comprar.
Vemos, assim, que trabalhar com o sistema monetário pode ser uma atividade bem atrativa para os alunos, não necessariamente tendo que ficar presos aos livros didáticos, mas podendo trabalhar de forma ativa e diferenciada, com cálculos mentais e ao mesmo tempo aprendendo através da diversão.
Os alunos participaram de forma prazerosa e com bastante entusiasmo!
Nosso mercadinho foi matéria no site da Prefeitura Municipal de Laguna
A jornalista Taís Sutro colheu a matéria
E o fotógrafo André Luiz Bacha registrou em fotos
Texto By: Profº Pedro Goulart;
Criação: Profª Sueli Mendonça;
Professores colaboradores para a elaboração e aplicação do projeto: Daucira Duarte, Graziela Corrêa, Pedro Goulart e Sueli Mendonça;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi, obrigado por comentar, boas idéias serão sempre bem vindas! :)